Rick Barros define a fase de produção do disco como sombria e desafiadora, em que elevou sua força de vontade e resiliência a graus ainda não experimentados.
Rick Barros iniciou em 2021 a produção do disco, que ocorre concomitantemente a intensas transformações pessoais.
“Reasons For My Vengeance é sobre colocar nosso conjunto de crenças e valores sob a prova da determinação. Não sei se, ao escolher essa abordagem, evoquei algum tipo de espectro energético (risos). Mas, brincadeiras à parte, as coisas se tornaram realmente desafiadoras na minha vida profissional e pessoal ao dar esse passo em direção ao disco, por coincidir com momentos que exigiram muitas adaptações: tanto para aproveitar oportunidades quanto para lidar com imprevistos.
Até então, não havia passado por uma fase tão exigente nesse sentido. E, claro que isso se manifestou de alguma forma nas músicas. Ao ouvir o disco, será possível perceber as diferentes ambientações. Quero dizer que, enquanto compunha as últimas músicas, elas jamais teriam algo a ver com as primeiras se estivesse começando ali o disco. Elas só encontraram conexão porque precisei manter a coesão do álbum. O saldo disso é muito positivo, pois favorece uma narrativa na experiência auditiva do ouvinte. O R4MV não se torna enjoativo por dois motivos: 1- existem várias ambiências e, apesar de serem reconhecíveis traços da minha expressão guitarrística em cada música, os ambientes sonoros não se repetem; 2- é um disco de guitarra em que me empenho mais como compositor do que como guitarrista, e cada música da obra foi produzida sob essa premissa de favorecer a narrativa sonora e selecionar nota por nota, a fim de obter uma determinada fluência. Sofisticar simplificando pode se tornar mais difícil do que despejar mais notas".
Rick "Avenger" Barros é um guitarrista nascido na capital paulista, residente no interior e vem trabalhando na produção de seu primeiro disco solo instrumental.
Rick deu início ao trabalho de pré-produção do "Reasons For My Vengeance" (abreviado R4MV) em 2021, quando recebeu o convite da produtora Silvana Paula para fazer parte do cast de seu projeto de circulação cultural: MPB - Metal Pesado Brasileiro (Kiko Loureiro, Noturnall, The Mist, Korzus etc). A partir daí, começou a parceria com o produtor Thiago Bianchi (Noturnall, ex-Shaman) que acompanhou o processo desde a composição das músicas. Em seguida, entraram Raphael Dafras (Edu Falaschi, Almah) no baixo e Marcell Cardoso (Bittencourt Project, Família Lima) na bateria.
Rick fala brevemente sobre o assunto em vídeo publicado em seu canal oficial no YouTube:
"Quem me conhece sabe que sou relutante em abrir sobre minha vida pessoal e, muito mais, em circunstanciar as dificuldades. Mas acho injusto que familiares, amigos, parceiros de trabalho e, especialmente, fãs fiquem no escuro, sem saber exatamente porque tenho usado pouco as redes sociais e apresentado poucos conteúdos. Essa abertura também humaniza minha relação com esses, nos traz para perto um do outro, enquanto seres humanos vencendo dilemas do cotidiano e crescendo com a superação das barreiras. Não tenho receio algum em dizer que vejo tudo isso com naturalidade e certa empolgação.
A vida real está lá fora e o trabalho não para. Hoje tenho 20 turmas de alunos que atendo através do projeto MusicAR-TE, ofertado pelo ensino integral da Prefeitura de Jundiaí, além de fazer toda gestão da minha carreira solo e projetos paralelos que venho desempenhando com bandas. Já seria uma enorme demanda sem as mudanças imprevistas de rotas, mas meu radar sempre aponta para o norte. Me sinto otimista, fortalecido e preparado para as conquistas que 2024 reserva".
Rick conta com o apoio das marcas Blend Guitars, Malagoli Captadores e Royal Enfield Sorocaba, além das assessorias da MS Metal Press (Imprensa e Management) e Silvana Paula (Produção Cultural).
Enquanto o álbum "R4MV" é produzido, pode ouvir versões demo do EP "Rising Empire" através dos links:
Comments